Novo livro de Pedro Miranda Albuquerque em breve nas principais livrarias.
Este autor, porventura um dos mais proeminentes e enigmáticos autores de língua portuguesa acaba de publicar através da Sessenta e Nove Manuscritos o seu mais recente livro de poemas.
200 páginas em capa dura.
Pedro Miranda Albuquerque nasceu em Lisboa, mas
viveu a sua primeira infância em Angola. É autor dos seguintes títulos: Suite Caboverdiana (2008); Cabo Verde Por Acaso: Mornas Fotográficas
(2003); Timor: dez dias sem horas dentro
(2001); Cidade Proibida (2000); Jardim Andaluz (1999).
Passada uma década de silêncio, Pedro Miranda
Albuquerque ressurge neste título assaz inusitado – Lord Lilford on Birds and Flowers – Poesia. O livro apresenta-nos uma
lírica irónica, apaixonada, cínica e fútil,
devedora ao romanceiro tradicional, matizada de artifícios e de imagens
desconcertantes. Fica o convite à leitura.
Locais de venda:
- Livraria Barata, Av. de Roma, 11, Lisboa http://www.livrariabarata.pt/
- Livraria Círculo de Letras, Rua Voz do Operário, 62, Lisboa
- Publicações Europa-América, Av. Marquês de Tomar, 1B, Lisboa http://www.europa-america.pt/
- Distopia, Rua de São Bento, 394, Lisboa https://distopialivraria.pt/
- Livraria Leitoria, Rua D. Estefânia, 123 A, Lisboa https://pt-pt.facebook.com/leituria/
- Ler Devagar, Lx Factory, Lisboa http://livrarialerdevagar.blogspot.pt/
- Livraria Ferin, Rua Nova do Almada, 72, Lisboa http://www.ferin.pt/
Divulgação
Agenda Cultural de Lisboa
http://www.agendalx.pt/literat ura/lord-lilford-birds-and- flowers#.WmG56rxl8dU
Jornal Expresso do Oriente
https://expressodooriente.com/poesia-na-livraria-barata/
Apresentação por António Carlos CortezLocais de venda:
- Livraria Barata, Av. de Roma, 11, Lisboa http://www.livrariabarata.pt/
- Livraria Círculo de Letras, Rua Voz do Operário, 62, Lisboa
- Publicações Europa-América, Av. Marquês de Tomar, 1B, Lisboa http://www.europa-america.pt/
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- Ler Devagar, Lx Factory, Lisboa http://livrarialerdevagar.blogspot.pt/
- Livraria Ferin, Rua Nova do Almada, 72, Lisboa http://www.ferin.pt/
Divulgação
Agenda Cultural de Lisboa
http://www.agendalx.pt/literat
Jornal Expresso do Oriente
https://expressodooriente.com/poesia-na-livraria-barata/
Em
Lord Lilford on Birds and Flowers, Pedro
Miranda Albuquerque – sem publicar volume de inéditos desde 2008 – não enjeita
resgatar o universo infantil e mágico que caracteriza alguma da sua produção.
Mas neste livro, esse universo de magia tem a secundá-lo um título inusitado,
que nos dá a ver o discurso de Albuquerque pelo lado mais especificamente
aventuroso da sua linguagem.
Pela
invulgaridade da própria capa, o tom necessariamente kitsh de um livro consagrado “ignoto deo”, dir-se-ia que o poeta de
Cidade Proibida se afasta para um
lugar só seu onde o ritmo, a respiração métrica, a escolha das palavras, o
aprumo técnico-versificatório, os processos de montagem, estão como que ao
serviço desse tom “rosa-choc” que é símbolo de uma época. Ou de uma
interioridade. Mas, como um jogo de espelhos que a duas vozes se fabricasse,
este Lord Lilford on Birds and Flowers é, na sua estesia,
na sua proposta poética, um livro de forte realismo. Diz-se, escreve-se: “irás
à luta sozinho e torto”. Que significa? Talvez ser gauche na vida. Ser gauche,
anjo torto, quase demónio, ser em processo de diluição, um inadaptado, alguém
que, como O’Neill, pode dizer: “Estou onde não devia estar”. Isso a poesia.
Discurso que está onde não deve e é o que ninguém aceita. Ser gauche, isso nos
ensinou Drummond de Andrade. É esse, no limite, o horizonte deste livro
singular na poesia actual: assume a condição de ser e estar fora da vida, ao
mesmo tempo que está dentro.
A
poesia que aqui se dá a ler pode ser sem préstimo, de tal modo o poeta conhece
os limites desse Lord Lilford, figura de ficção e figura de realidade que vale,
para além da entrega ao estudo de pássaros e flores, não como símbolo de um
serôdio romantismo, mas como nome que possui uma musicalidade barroca. Os
poemas, na sua justaposição de imagens, na selecção vocabular que Albuquerque
domina, apresentam, em dois rios textuais, esse jogo de espelhos melodicamente
fabricado. É este tratado (agora sim) o lugar onde amor e desencontro, fúria e
ternura, mundo real e ficções se plasmam.
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