segunda-feira, 31 de outubro de 2016

"CALÇADA PORTUGUESA MAIS “DOCE” DO QUE NUNCA"

Jornal Tribuna de Macau escreve artigo sobre os 20 pacotes de açúcar com imagens da calçada portuguesa a partir do livro editado pela Sessenta e Nove Manuscrito e da autoria de Ernesto Matos.


http://jtm.com.mo/local/calcada-portuguesa-mais-doce-nunca/

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Calçada Portuguesa no Mundo - Stellis Undis Contactis
na Agenda Cultural Lisboa, setembro 2016

A Agenda Cultural de Lisboa, destaca também este novo livro de Ernesto Matos,a Calçada Portuguesa no Mundo - Stellis Undis Contactis como uma herança debaixo dos nossos pés e que a devemos preservar.

"Júlio de Castilho recorda, em Lisboa Antiga Bairros Orientais, a obra pioneira de calcetamento do Rossio, em 1848, com um desenho de “ondas pretas e brancas, que tão bom efeito produzem, e tanto interessaram a geração daquele tempo”O sucesso da calçada-mosaico implementada no Rossio e a aplicação dessa mesma técnica, mais tarde popularizada por calçada à portuguesa, nas principais ruas de lisboa, foi seguida nalguns locais fora do continente, como Macau ou Açores, e mesmo fora do país. Neste álbum de luxo, a câmara atenta de Ernesto Matos capta a qualidade e a imensa variedade deste património pelos “quatro cantos do mundo”, numa ampla recolha de homenagem ao precioso labor dos artesãos a que chamamos calceteiros. Homens que, segundo José Cardoso Pires, são “joalheiros de calçadas”: “de martelinho sagaz, aparelham pedaços de basalto na concha da mão que depois implantam na brancura dos passeios como quem implanta diamantes negros”."


http://www.agendalx.pt/literatura/calcada-portuguesa-no-mundo-stellis-undis-contactis#.V_uiv-UrIdU